31 de dez. de 2010

Feliz 2011

Nobres leitores,

O Baluarte Literário entrou em recesso nestas festas de final de ano, mas não poderíamos esquecer de desejar um feliz 2011 a quem tem nos acompanhado desde a criação deste espaço de compartilhamento literário.

Desejamos que 2011 venha repleto de bençãos do Senhor e que seja uma nova chance de cumprir a Sua vontade e corrigir os erros cometidos.

A vocês o nosso muito obrigado pela compainha em 2010 e desejos de que mantenhamos contato em 2011.

Deixamos uma pequena citação do grande poeta Drummond para que você pense um pouco sobre o milagre do ano novo. Até lá!

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente tudo vai ser diferente."

11 de dez. de 2010

Vivendo para a Glória de Deus - Uma Introdução à Fé Reformada

O sistema doutrinário conhecido pelo nome de calvinismo é geralmente distorcido ou rejeitado como algo do passado. Contudo, como nos mostra o Dr. Joel R. Beeke e mais oito colaboradores (James Grier, Michael Haykin, Derek Thomas, Ray Lanning, Robert Oliver, Ray Pennings, Nelson Kloosterman e Sinclair Ferguson) neste excelentíssimo tratado, o calvinismo, também conhecido como teologia reformada, é bíblico, teocêntrico, sincero, cativante e prático.

Neste volume, o Dr. Beeke apresenta-nos uma perspectiva bem equilibrada e agradável da tradição reformada (o calvinismo como realmente ele é). Apresenta-nos os elementos básicos da história da teologia reformada e do confessionalismo, bem como o ensino calvinista sobre a salvação, a piedade, o crescimento, a igreja, a pregação, a evangelização, o casamento, a família, a política, a ética e muito mais. Todo o panorama retratado neste livro ajudará a fortalecer, em nosso tempo, a fé reformada confessional e experimental, a grande e central tradição reformada proveniente do melhor calvinismo britânico (puritano e escocês) e holandês (a segunda reforma).

Vivendo para a Glória de Deus é a verdade cristã firme em toda a sua plenitude, beleza e vigor. Se você deseja uma introdução abrangente e bem escrita sobre a fé reformada, este é o livro!

Este livro me mostrou o calvinismo não apenas como um sistema doutrinário e teológico, mas também um sistema prático para a minha vida cristã cotidiana. Os autores me incentivaram a viver uma vida cristocêntrica, por meio de exemplos do próprio João Calvino, dos Puritanos e de outros calvinistas/reformados do passado. Ao ler este livro, o leitor constatará que o calvinismo é o único sistema de crenças que exalta a Deus e que se destaca como um guia permanente para o viver cristão. Soli Deo Gloria!

Onde adquirir: Livraria Fiel

7 de dez. de 2010

As Crônicas de Nárnia

Olá, queridos leitores. Estamos a poucos dias para 2011. Geralmente janeiro é o mês escolhido por milhares de brasileiros para as tão sonhadas férias. Então cuidei em selecionar uma excelente leitura para divertir mais ainda seu mês com momentos de reflexão e prazer nas letras.

O livro de hoje é uma coletânea, na verdade. É o volume único de sete livros (sendo que dois deles já chegaram ao mundo da cinematográfica) escritos por ninguém mais, ninguém menos que C. S. Lewis. Embora seja um livro de histórias mágicas, digamos assim, “As Crônicas de Nárnia” revelam em suas entrelinhas a mais bela história da humanidade: a história do Leão da Tribo de Judá (Jesus Cristo) e seu sacrifício vicário em favor de Seu povo.

As histórias são comoventes, prendem a atenção do leitor de maneira que ele passa horas e horas viajando no mundo de Nárnia juntamente com Lewis e seus personagens. Pelo menos foi assim comigo... eu deitava para dormir e não conseguia, imaginando qual era o próximo acontecimento, daí levantava, acendia a luz e ia conferir. Foi assim que eu li 750 páginas em menos de um mês. Quem sabe você não se encantará tanto quanto eu?! Vale a pena tentar!

Onde adquirir: aqui

3 de dez. de 2010

ONDE ESTÁ DEUS QUANDO AS COISAS VÃO MAL? – JOHN BLANCHARD (AUDIO-BOOK)

Prezados leitores,

Até aqui, publicamos analises de livros impressos, mas nosso desejo é diversificar o conteúdo, atingindo toda e qualquer literatura que julguemos ser úteis.

Darei hoje o primeiro passo. Este título que descreverei abaixo é um áudio-book, uma das melhores invenções do homem. Os motoristas agradecem.

Um dos motivos que me motivou a escrever sobre esse áudio-book foi minha sugestão anterior: “DESERTOS DA VIDA”, sobre a necessidade de superação humana às dificuldades, a fim de alcançar a maturidade cristã.

Mencionei na postagem anterior que numa experiência pessoal, de passar pelo deserto, estava ciente de que havia propósitos divinos, e que eu os entenderia no final. Porém, é em meio às provações que demonstramos (e demonstrei), muitas vezes, ser demasiadamente humanos: crises de identidade, medo, frustração, e muitos... muitos questionamentos elevados aos céus em forma de “oração”.

Enquanto atravessamos o agonizante deserto, julgamos ser crucial obter as respostas daquilo que não entendemos, mas geralmente são os momentos em que há silêncio nos céus. É nessa delicada situação que estamos mais vulneráveis a tropeçar. Porque o questionador costuma inverter seu papel, e cria as suas próprias respostas.

Os mais neófitos chegam às seguintes conclusões progressivamente, conforme o livro:

1 – O mal e o sofrimento existem no mundo;

2 – Se Deus fosse todo poderoso, Ele poderia impedir o mal e todo o sofrimento;

3 – Se Deus fosse amor, Ele desejaria impedir estas coisas;

4 – Se realmente existisse um Deus todo poderoso e cheio de amor, o mal não existiria;

5 – Portanto, Deus é impotente, sem amor e inexistente.

“Onde está Deus quando as coisas vão mal”, com certeza te fará rememorar seus momentos de demasia humana de algum período de sua vida. Antes que sobrevenha outro deserto, e você caia na mesma teia dos questionamentos, ouça esse áudio-book. Ele não explora apenas momentos difíceis da vida individual. Há capítulos que tratam de desastres naturais, desastres planejados (como o 11 de setembro), e acidentes.

É certo que Deus revela ao homem aquilo que é importante saber, outras coisas ficarão no obscuro, porque Ele é Deus e nós somos humanos. Não inverter esses papeis já é um excelente 1º passo. Convido-te então a conhecer algumas respostas que nos foi dado saber, ouvindo este áudio-book, disponível gratuitamente neste link:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...