24 de fev. de 2011

A Prática da Piedade

Escrito por Lewis Bayly, A Prática da Piedade é um dos manuais de devoção mais populares do século XVII. A Prática da Piedade apareceu em diversas línguas européias, incluindo holandês (1620), francês (1625), alemão (1629) e polonês (1647). Os puritanos da Nova Inglaterra o traduziram até para a língua indígena falada em Massachusetts (1665).

O clássico de Bayly trata de obstáculos à piedade. Ele nos dá sábio conselho sobre as disciplinas espirituais da oração, da leitura das Escrituras, da meditação, do cântico de salmos, da guarda do Shabbath (dia do Senhor), da celebração da ceia do Senhor, e do andar diário com Deus.

Em A Prática da Piedade, compreendi que os santos devem ter disciplina de vida, costumes puros de mente e coração que se manifestam na vida cristã sadia. Temos de confessar que a nossa cultura evangélica não tem hábitos e costumes cristãos e sim mundanos. A comunidade protestante não sabe o que é hábito de fazer culto doméstico com regularidade, não sabe o que é ter hábito de guardar o dia do Senhor (shabbath), hábito de orar e ler a Palavra regularmente, hábito de memorizar as Escrituras, hábito de se vestir como um cristão, de falar como um cristão, de ser disciplinado naquilo que vê (TV, cinema, internet). A ser puro no namoro, hábito de dizer “não” quando é tentado, a dizer “sim”, hábito de chegar casto ao casamento. O evangelho nos ensina a viver de maneira saudável e pura neste presente século. Enfim, que seja uma boa leitura para você, tanto quanto foi para mim!

Onde adquirir: Loja virtual Editora Erdos, Loja virtual Editora PES

17 de fev. de 2011

Santos no Mundo - Leland Ryken

Olá, nobres leitores (as)!

Sabem aquelas fotos que estão guardadinhas num lugar especial e que nos fazem relembrar de pessoas que já se foram, que amávamos? Às vezes pegamos essas fotos na intenção de falar um pouco dessas pessoas aos que não tiveram a honra de conhecê-las...

O livro “Santos no Mundo - os puritanos como realmente eram.”, de Leland Ryken, publicado pela Ed. Fiel, tem exatamente esse ‘sentimento’ para mim. É nele que consta como eram, como viviam e o que pensavam os meus irmãos na fé que viveram antes de mim.

Sua leitura é dividida por áreas da vida que vão desde o mais íntimo (como sexo e casamento) até o mais externo (como trabalho, vida social...). A linguagem é clara e prazerosa, além de conter muitas citações e opiniões do autor.

E o melhor de tudo, ele não fala apenas as virtudes, pelo contrário, os erros cometidos pelos puritanos também são mencionados, afinal, é importante que não os repitamos.

Por que ler “Santos no Mundo”? Porque conta um pouco da história do povo de Deus. Porque desmascara as concepções errôneas sobre os Reformadores. Porque quando conhecemos a história de homens que honravam a Deus com suas vidas, o testemunho que deixaram ressoam como as palavras de Paulo aos Coríntios: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11.1).

Boa leitura para você!
Publicação de Anna Barros

9 de fev. de 2011

When God steps in

Shalom leitores,


Para esta semana quero indicar-lhes uma leitura que, infelizmente, ainda não foi traduzida para a língua portuguesa, mas seu conteúdo é de grande inspiração para nós, pois a mesma conta a historia de grandes homens e mulheres de fé que negaram suas boas vidas no Reino Unido, e vieram anunciar as boas novas de Cristo nos interiores da Amazônia.

When God steps in, conta como iniciou a missão “Acre Gospel Mission”, e como Deus usou "pessoas ordinárias, para fazer uma obra extraordinária". Em cada página desse livro, é possível identificar a presença do Senhor da Seara, a sua provisão e seu cuidado para com os seus obreiros. O livro, conta ainda, como Deus transformou tragédia em alegrias, choro e pranto em triunfo, nas mais diversas circunstâncias, e tudo por amor aos perdidos, para Glória de Deus Pai.

Quero destacar a história de um desses pioneiros, o qual deixou tudo o que tinha, e veio para a Amazônia anunciar as boas novas de Cristo. Este pioneiro é Frederick Orr. Ele deixou seu país, Irlanda do Norte, ainda jovem e há 57 anos esteve evangelizando na Amazônia.
Ele foi casado com Ina McMurray, e, juntos, ingressaram na missão Acre Gospel Mission para ir ao Brasil. Mas desde o início de sua jornada missionária, ele sofreu provações. Antes mesmo de chegar a seu destino final, Boca do Acre, Deus tomou para si a sua esposa, e na época da tragédia ninguém falava inglês no desconhecido, pequeno e pobre interior de Lábrea. Fred Orr, em meio a dor e sofrimentos, teve que fazer o funeral e enterrar a sua própria esposa, a quem amava.
Neste momento coloque-se na situação dele. Já pensou se fosse você, um jovem casado, com amor pela obra, que largou toda sua boa vida e família para vir anunciar de Cristo a desconhecidos, perder sua esposa ou esposo, num lugar onde niguém pode lhe ajudar, pois não sabem falar seu idioma?! Que tamanha provação!! Com certeza é uma situação para enlouquecer e desistir de tudo!
Mas Fred Orr foi diferente, ele tinha certeza do chamado de Deus em sua vida, e continuou no Brasil. De fato, ele provou das promessas do Senhor “os que com lagrimas semeiam, com júbilos ceifarão”. Após quinze anos do falecimento de sua primeira esposa, ele casou-se novamente com Zeni, brasileira, com a qual teve dois filhos, Fred e Florence. Durante seu tempo no Brasil ele fundou vários trabalhos, destacando-se entre eles a igreja Hebrom, o Seminario Teologico Hebrom, e a Missão Cruzada Amazônica.

Neste ano, no dia 29 de janeiro, Deus completou a obra que Frederick Orr teve que fazer aqui nesta terra. Ele O serviu até os últimos momentos de sua vida, e com certeza ouviu Senhor dizer:
“Muito bem, servo bom e fiel...”
Caro leitor, como está nossa vida de serviço ao Senhor? Temos sofrido pela causa do Senhor? Será se vamos ser capazes de ouvir do Senhor essas palavras?
Encorajo-os a ler este livro, onde relata mais detalhes sobre esta preciosa vida para o Senhor, além de outros testemunhos marcantes que mudaram a realidade do evangelho na Amazonia. Vale a pena conferir!!!
por: Ana Cláudia de Souza

2 de fev. de 2011

ANTES DE DIZER SIM – JAIME KEMP

Muito bom dia, queridos leitores.

Estou lendo o livro do Jonh MacArthur, “Em busca da Felicidade”, e cada dia mais aprendo com ele a me alegrar nas coisas celestiais. Isso tem sido muito bom, para não depender das circunstâncias do dia-a-dia, para estar feliz e demonstrar felicidade.

Mas não é esse sobre esse livro que escreverei hoje, embora que tenha tudo a ver com felicidade. Esse é o assunto da juventude, e com certeza, só pelo título, você já decifrou do que se trata.

Você está namorando? Noivando? Meu amigo (a), precisas ler este livro antes de, no altar, você dizer SIM!

A princípio, o título parece ser uma sugestão, para que naquele dia, cheio de testemunhas, você diga NÃO, mas não é isso. Esta maravilhosa obra de Jaime Kemp certamente te ajudará muito no seu relacionamento. Mas, de antemão, já faço um alerta, não leia com o propósito de achar uma resposta para os defeitos do seu par. Isto é uma velha natureza de achar que o defeito está sempre no outro. Ao contrário, compreenda a si mesmo, e entenderá o outro.

Brilhantemente, Jaime começa a trilha que leva ao casamento com a família. Não é incrível que em nossa família, sendo nós filhos, nunca vivemos num mar de rosas? Temos sempre uma dificuldade a superar. Às vezes é um irmão mais velho que julgamos ser um aproveitador. Ou um irmão caçula que aos nossos olhos, é o “queridinho” da mamãe. Ah! Meus dias de infância! Sempre falei para todos que, quem mais sofre é o irmão do meio. Mas nada disso realmente é relevante. O que importa mesmo é: o que aprendemos com os relacionamentos familiares? De fato amadurecemos? Provamos nossa obediência aos nossos pais? Porque tudo isso trará reflexos no casamento.

Entre outros assuntos Jaime Kemp, falará sobre comunicação, conflitos, relacionamento sexual, amor e paixão romântica, e claro, ele não poderia deixar de falar sobre relacionamento com sogros.

Está tudo aí. Não tem desculpa pra não casar bem. Não se deixe levar pelo seu coração. É certo que, conta muito nossos sentimentos num relacionamento, mas para ter sucesso no casamento, conta ainda mais os princípios que Deus deixou para que andássemos neles.

Boa leitura.

Adquirir o livro aqui: Editora Mundo Cristão

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...