25 de mai. de 2011

O Universo ao Lado – James W. Sire

Aloha pessoal, tudo bom?

Nessas últimas semanas, andei pensando sobre como desenvolvemos a nossa fé, o que de fato seria essa fé, e até que ponto esta fé nos leva acreditar piamente nas coisas terrenas, e também nas relacionadas a Deus. A fé, segundo a Epistola aos Hebreus, é acreditar em coisas que não se podem ver. E, se de fato é acreditar em coisas que se não vêem, por que muitos duvidam que isso ou aquilo possa acontecer? Isso não é fé! E por que, não acreditar que o que pedimos, e pensamos, se pedimos certo, isso possa acontecer? Ora, até onde sei, e é Bíblico, a fé pode mover montanhas! Não pense que andei questionando minha fé em Cristo, pois dela indubitavelmente, eu não abro mão.

Analisando algumas pessoas em suas determinadas igrejas e crenças, pude constatar, várias características que podem ser incluídas para o processo característico de um desenvolvimento de “fé”. Tal poder supranatural é demonstrado com atos sinceros, calmo, paciente, e que tenha certeza do objetivo que queira chegar. De modo algum pode ser vacilante, que demonstre fraqueza ou interesse, pois isso desvaloriza a fé. "Este poder demonstra-se direto e especial, na “ação magnética”; por seu intermédio o homem atua sobre o fluido, agente universal, que impulsiona a nos revelar tal ato irresistível, com o qual nos apegamos." E essa fé precisa ser vivida, e praticada!

A fé não é uma característica exclusiva dos cristãos, ela está presente em todas as religiões e na vida de praticamente todas as pessoas, cada uma possui sua cosmovisão, sua maneira de ver o mundo, e defender o que é seu. Obviamente que, nós, crentes em Cristo, e fieis aos seus mandamentos, vamos buscar uma maneira de “ver o mundo” de forma que O agrade. Amando-O em primeiro lugar, depois o mundo. Respeitando sempre o universo ao lado de nós.

Sem mais delongas, o livro que gostaria de indicar essa semana, e que me ajudou bastante a entender o ponto de vista de outras pessoas, sua fé, suas crenças, é a literatura por nome: “O universo ao lado”. Esta obra simples e super intrigante, foi escrita por James W. Sire, escritor cristão e professor de varias universidades e seminário, e também ex-editor sênior da InterVarsity Press. Ele, o autor, buscou explicar de forma clara, agradável a base de varias cosmovisões que determinam o modo pelo qual pensamos sobre nós mesmos, outras pessoas, sobre o mundo natural e Deus ou a realidade final.

O livro, nos conduz a uma percepção mais objetiva com indagações a nossa forma de pensar e no modo de viver, de forma que, a luz da Bíblia, possamos compreender um pouco mais nossa sociedade pluralista e suas buscas pela fé. Vale a pena conferir!

Para adquirir o livro clique aqui:
http://www.erdos.com.br/detalhe_pro2.php?id=80

20 de mai. de 2011

ESTUDOS DO CRISTIANISMO NÃO-PAULINO - Pedro, Estevão, Tiago e João

Este é um livro que, antes de lê-lo, não imaginava sendo interessante para o público geral. Quando um dia, surpreendi-me com uma pessoa, enquanto lia na estação. Ela se aproximou, espiou o título do livro e disse: “Eu não acredito que esse livro existe! Era disso que precisava!”. Imediatamente tomou nota do título e da editora.

Quando terminei de ler, percebi sua grande utilidade para qualquer cristão que ama a palavra de Deus.

Pelo título, você já deve ter percebido que se trata daqueles ótimos estudos das entrelinhas de um ou outro versículo. Mas antes de falar dele, quero fazer uma ressalva: existem muitas publicações, nos nossos tempos, que querem preencher “os espaços deixados pela bíblia”. Ninguém há que tenha alcançado a fé, se não entende que a bíblia é completa, suficiente para o cristão, não necessita de revelação complementar.

Não é este o intuito de Bruce. O que Bruce nos traz é uma organização da história e da geografia, para que entendamos melhor os tempos da igreja primitiva.

Acompanhe este raciocínio. O nome do livro é comumente usado como “Atos dos Apóstolos”. Mas veja que, o livro conta alguns atos, de alguns dos apóstolos, até o capítulo 12. Depois disso, Lucas se dedica a história de Paulo. O que acontece com Pedro, João, Tiago?  E Tiago, irmão do Nosso Senhor? Porque ele se tornou uma das figuras principais em Jerusalém, mesmo não sendo apóstolo? Quando Paulo volta para Jerusalém, no Concílio, é Tiago que é tido por líder.

Desde os evangelhos, Pedro sempre foi uma espécie de “líder dos apóstolos”. Era muito respeitado em Jerusalém, fez um discurso importante no Concílio (Atos 15), depois disso há um lapso temporal, na mente da maioria dos cristãos. O que se sabe, por fim, é que ele se tornou Bispo de Roma. Mas, há muito mais história neste lapso.

Contar a história apenas, não é o que Bruce faz. Ele organizou a história, e também o pensamento da época de alguns grupos. De forma que, quando entrar no assunto do Concílio de Jerusalém, você terá uma mente muito mais esclarecida, acerca do debate.

Estas “curiosidades edificantes” e outras que, envolve a vida do apóstolo João, Estevão, Barnabé, Apolo, você encontrará neste admirável livro de F. F. Bruce.

18 de mai. de 2011

Resultado do sorteio 18/05

Queridos leitores!

Assista abaixo no vídeo, para saber quem é o ganhador do 2º sorteio do livro de Mark Dever.
GANHADOR, entre em contato conosco no baluarteliterario@gmail.com, informando o seu endereço para que lhe enviemos o prêmio.

SORTEIO DE LIVROS 18/05/2011 from Celso de Souza on Vimeo.

Esse sorteio foi possível, graças à gentileza da editora FIEL. Nossos sinceros agradecimentos. 
Equipe B.L.

9 de mai. de 2011

+ SORTEIO DE LIVROS

Mais uma boa oportunidade de ganhar livros de qualidade. Acesse o site http://www.sorteiodelivros.com/ e saiba como concorrer mensalmente.
Veja abaixo os livros-prêmios para o sorteio de 1º junho:


1º Prêmio
Titulo: Santidade
Editora: Fiel
Ofertado por: Projeto Spurgeon / Editora Fiel




2º Prêmio
Título: Promessas Preciosas
Editora: Fiel
Ofertado por: Projeto Spurgeon / Editora Fiel



3º Prêmio
Título: Pensando Espiritualmente
Editora: PES
Ofertado por: Ricardo Mamedes



4º Prêmio
Título: Santos no Mundo
Editora: Fiel
Ofertado por: Kálamos






Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. - 2 Pedro 3:18

4 de mai. de 2011

Vencendo o Mundo

Olá, nobres leitores!

Um livro sobre mundanismo parece bastante fora de moda em nossos dias. Conversas sobre santidade e separação do mundo parecem pertencer a outra época. Pensando nisso resolvi comentar sobre este valiosíssimo livro do Dr. Joel Beeke.

A obra em questão está dividida em três seções: 1) uma exposição de 1 João 5.4,5, onde o autor discorre sobre o mundanismo e a forma de vencê-lo, através da fé em Cristo Jesus; 2) uma exposição do pensamento de João Calvino a respeito da piedade como instrumento indispensável para se vencer o mundo, de uma forma eclesiástica e pessoal; e 3) uma exposição de Atos dos Apóstolos 20.28 voltada para os pastores, que também estão sujeitos aos enormes perigos do mundanismo. Numa época em que a cristandade tem se mundanizado cada vez mais, a presente obra é de extrema relevância e urgência para os protestantes reformados brasileiros.

Precisamos lê-lo, absorvê-lo, praticá-lo e recomendá-lo onde quer que pudermos, pois a Igreja de Cristo caminha a passos largos rumo ao mundanismo.

Recomendo de todo coração este precioso livro de Joel Beeke, pois tenho evidenciado um crescente mundanismo na vida dos crentes e consequentemente na vida da igrejas e dos seus ministros. Que o SENHOR possa usar este livro para um despertamento na Igreja de Cristo!

“Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1 João 2.15-16)

Soli Deo Gloria!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...