29 de jun. de 2011

LEITURA CONTRIBUI PARA BOAS AMIZADES


Quem já leu a sessão “Quem somos nós” sabe que este blog surgiu graças aos encontros da Conferência Fiel para Jovens. E este ano ocorreu neste feriado prolongado de 23 a 26/06. Cerca de 450 jovens, separaram esses dias para ouvir do tema “O que é o evangelho?”. Aparentemente um tema em que não se esperaria muito, já que o público alvo são jovens já crentes. Mas não foi bem isso que ocorreu, saímos maravilhados com as mensagens de Silas Campos, Greg Gilbert, Adauto Lourenço e Heber Campos.

Ouvir frases como essa:

“Quando há incêndio na floresta, o lugar mais seguro para se estar, é onde o fogo já queimou. Em Cristo já foram queimadas as nossas transgressões. Há segurança aos pés da cruz. (Greg Gilbert).”

Não só nos trouxe conforto, como nos desafiou a olhar para aqueles que estão em chamas, perdidos por causa do pecado.

Mas, não vou fazer resumo do que foi falado na conferência, você pode ler no blog da Anninha, ou comprar os DVDs no site da editora Fiel.

Quatrocentos e cinqüenta jovens reunidos. Você já deve imaginar: muita alegria, rodas de amigos, brincadeiras e novos relacionamentos (em todos os sentidos). Observei um pouco a livraria da conferência (lógico, também comprei uns livros, com preços muito em conta). Dali surgia conversas muito boas: “Hey, já li esse aí na sua mão, muito bom. Ajudou-me nisso e nisso”. E a partir daí uma amizade se estreitou. Há quem diga que leitura é para nerds e anti-sociais. Tem gente que realmente encontra dificuldade de se relacionar, mas isso não tem nada a ver com o mundo dos livros. Tire o livro deste e ele continuará anti-social. Ao contrário, a leitura facilita o relacionamento. Quem lê, sempre tem sobre o que falar, sempre tem experiências a compartilhar.

No post do dia 13/06 postei uma charge muito verdadeira. As redes sociais aparentam facilitar nossos relacionamentos com novas pessoas. Pode ser uma verdade, mas também é verdade que tornou os mais superficiais. Quem gosta de uma boa leitura, também gosta de uma boa conversa, de um bom sermão. Mas o uso diário dessas redes nos tem limitado a paciência. Conversas inteligentes se tornaram cansativas, sermões de 1 hora são eternidades e livro, ah livros bons agora são os pequenos. É o mal dos 148 caracteres.

Desafiamos você neste semestre a investir mais em livros, para que tenhamos uma sociedade cristã com mais conteúdo, inteligente e plenamente sociável. Deus se agrada disso.

Um abraço a todos.

15 de jun. de 2011

Uma Palavra Aos Moços - J. C. Ryle


Eu creio que esse foi o primeiro livro cristão que li de capa a capa. Eu era adolescente e senti uma certa satisfação em terminar um livro. Ele foi bem marcante para mim.

Pela graça de Deus, pude seguir vários conselhos desse livro e tenho aquela sensação: “ufa! ainda bem que eu o li!”. Refolheando-o novamente percebi, por outro lado, que também negligenciei conselhos dados ali. Hoje percebo com clareza quão grandes prejuizos essa minha desobediência me causou!

Apesar do autor querer alcançar jovens rapazes, esse livro tem conselhos práticos e bíblicos para pessoas de qualquer idade e sexo. Ao lê-lo, você perceberá o quão atual ele é e se surpreenderá em saber que ele foi escrito há mais de 100 anos!

Se você tem contato com jovens e adolescentes, esse livro seria muito útil para essa idade. Os adolescentes e jovens brasileiros em geral lêem muito pouco, talvez seja o caso de usar esse livro para uma série de estudos nas reuniões de adolescentes/jovens. Ele tem apenas 75 páginas e as seções são bem independentes, facilitanto a divisão em estudos.

J. C. Ryle começa com algumas razões para exortar os jovens. Cito esta por exemplo: “O que os moços virão a ser depende, muito provavelmente, daquilo que são no momento; ainda assim, parece que se esquecem disso com muita facilidade”.

No capítulo seguinte, ele expõe alguns perigos que eles enfrentam: temor pela opinião dos outros, falta de reflexão e ponderação, amor aos prazeres, etc.

Na sequência o autor fornece alguns conselhos gerais. Destaco alguns: “Procure conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo”, “Nunca tenha como amigo íntimo alguém que não seja amigo de Deus”, etc.

Antes de concluir, Ryle escreve 5 regras específicas pelas quais ele mostra, entre outras coisas, como lidar com o pecado na prática e o uso dos “meios da graça”.

O livro termina com encorajamentos finais, nos quais o leitor verá alguns benefícios de seguir essa “Palavra Aos Moços”.

Você pode adquiri-lo no site da Editora Fiel.

13 de jun. de 2011

Evolução da Leitura 2

Ouvi semana passada uma professora dizer que, o twitter tem desenvolvido em seus usuários, a habilidade de resumir assuntos.

Percebo aí um grande problema também: o desenvolvimento da preguiça de ler grandes textos. E quem pouco lê, pouco tem a dizer, ou do que muito fala, geralmente, pouco se aproveita.

Não retroceda. Tweet... mas leia sempre um bom livro.

Boa semana a todos.

10 de jun. de 2011

Pescadores de Crianças - Charles Spurgeon


Olá, pessoal!

Hoje estou aqui para falar um pouco de evangelização. O Senhor Jesus Cristo nos deixou mandamento explícito acerca dessa missão, quando disse: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).

É certo que dentre as criaturas, podemos incluir as crianças. Spurgeon também pensava desta maneira e isso o impulsionou a escrever o livro que recomendo para vocês.

Pescadores de Crianças aborda o objetivo de ensinar de Jesus às crianças; Tem como principal exemplo o próprio Jesus Cristo que, com toda sua simplicidade, atingia todas as classes sociais com a sua pregação: do mais simples ao mais nobre, do menor ao maior.

Sinta-se encorajado a ler este exemplar, ainda mais se como eu, que sou pedagoga, você lida com ensino de crianças na escola bíblica dominical, na escola secular, ou simplesmente em casa com seus filhos, irmãos mais novos, sobrinhos... Enfim, torne-se um exímio pescador de crianças que façam a diferença neste mundo, por viverem Cristo com suas pequenas vidas.


Forte abraço.

8 de jun. de 2011

Resultado do Sorteio 08/06/2011

Queridos leitores!

Assista abaixo no vídeo, para saber quem é o ganhador do 3º sorteio do livro de Mark Dever.
GANHADOR, entre em contato conosco no baluarteliterario@gmail.com, informando o seu endereço para que lhe enviemos o prêmio.
Esse sorteio foi possível, graças à gentileza da editora FIEL. Nossos sinceros agradecimentos.

Equipe B.L.

1 de jun. de 2011

Homens Fortes - John Crotts


O que é um líder? Sabemos que um cara “mole” não consegue ser um líder, mas será que um ditador consegue?
Esse é um ótimo livro sobre liderança espiritual. O foco do autor John Crotts é na liderença espiritual do homem no lar, mas é um ótimo guia para os homens em geral, pois somos líderes em diversas situações diferentes. E é um ótimo guia também para as mulheres entenderem o que é realmente um homem forte!
O livro é bem curtinho e direto. Apenas 50 páginas!
O primeiro capítulo mostra a importancia da liderença espiritual e o papel do homem. Ele termina com o modelo perfeito: Jesus Cristo!
No capítulo seguinte, ele ensina o que é caráter. “As pessoas não seguem líderes que não respeitam”. Não consegue liderar o que diz: “faça o que falo mas não faça o que faço”.
Depois disso, no capítulo três ele passa para o “como”. Estabele princípios e deveres práticos de como ser um líder familiar: assumir a responsabilidade e não se omitir, amar de verdade, orar pelos seus lidereados e orar com eles, etc.
O livro termina com o assunto “comunicação”. Eu sou engenheiro e trabalho com projetos. As estatísticas mostram que falhas na comunicação representam 70% das causas dos fracassos de projetos. Nesse capítulo o livro fala por que precisamos nos comunicar adequadamente e dá cinco chaves para se tornar um comunicador mais efetivo.
Recomendo com convicção esse pequeno grande livro! Você pode adquiri-lo no site da Editora Fiel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...