20 de mai. de 2011

ESTUDOS DO CRISTIANISMO NÃO-PAULINO - Pedro, Estevão, Tiago e João

Este é um livro que, antes de lê-lo, não imaginava sendo interessante para o público geral. Quando um dia, surpreendi-me com uma pessoa, enquanto lia na estação. Ela se aproximou, espiou o título do livro e disse: “Eu não acredito que esse livro existe! Era disso que precisava!”. Imediatamente tomou nota do título e da editora.

Quando terminei de ler, percebi sua grande utilidade para qualquer cristão que ama a palavra de Deus.

Pelo título, você já deve ter percebido que se trata daqueles ótimos estudos das entrelinhas de um ou outro versículo. Mas antes de falar dele, quero fazer uma ressalva: existem muitas publicações, nos nossos tempos, que querem preencher “os espaços deixados pela bíblia”. Ninguém há que tenha alcançado a fé, se não entende que a bíblia é completa, suficiente para o cristão, não necessita de revelação complementar.

Não é este o intuito de Bruce. O que Bruce nos traz é uma organização da história e da geografia, para que entendamos melhor os tempos da igreja primitiva.

Acompanhe este raciocínio. O nome do livro é comumente usado como “Atos dos Apóstolos”. Mas veja que, o livro conta alguns atos, de alguns dos apóstolos, até o capítulo 12. Depois disso, Lucas se dedica a história de Paulo. O que acontece com Pedro, João, Tiago?  E Tiago, irmão do Nosso Senhor? Porque ele se tornou uma das figuras principais em Jerusalém, mesmo não sendo apóstolo? Quando Paulo volta para Jerusalém, no Concílio, é Tiago que é tido por líder.

Desde os evangelhos, Pedro sempre foi uma espécie de “líder dos apóstolos”. Era muito respeitado em Jerusalém, fez um discurso importante no Concílio (Atos 15), depois disso há um lapso temporal, na mente da maioria dos cristãos. O que se sabe, por fim, é que ele se tornou Bispo de Roma. Mas, há muito mais história neste lapso.

Contar a história apenas, não é o que Bruce faz. Ele organizou a história, e também o pensamento da época de alguns grupos. De forma que, quando entrar no assunto do Concílio de Jerusalém, você terá uma mente muito mais esclarecida, acerca do debate.

Estas “curiosidades edificantes” e outras que, envolve a vida do apóstolo João, Estevão, Barnabé, Apolo, você encontrará neste admirável livro de F. F. Bruce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...