15 de jun. de 2011

Uma Palavra Aos Moços - J. C. Ryle


Eu creio que esse foi o primeiro livro cristão que li de capa a capa. Eu era adolescente e senti uma certa satisfação em terminar um livro. Ele foi bem marcante para mim.

Pela graça de Deus, pude seguir vários conselhos desse livro e tenho aquela sensação: “ufa! ainda bem que eu o li!”. Refolheando-o novamente percebi, por outro lado, que também negligenciei conselhos dados ali. Hoje percebo com clareza quão grandes prejuizos essa minha desobediência me causou!

Apesar do autor querer alcançar jovens rapazes, esse livro tem conselhos práticos e bíblicos para pessoas de qualquer idade e sexo. Ao lê-lo, você perceberá o quão atual ele é e se surpreenderá em saber que ele foi escrito há mais de 100 anos!

Se você tem contato com jovens e adolescentes, esse livro seria muito útil para essa idade. Os adolescentes e jovens brasileiros em geral lêem muito pouco, talvez seja o caso de usar esse livro para uma série de estudos nas reuniões de adolescentes/jovens. Ele tem apenas 75 páginas e as seções são bem independentes, facilitanto a divisão em estudos.

J. C. Ryle começa com algumas razões para exortar os jovens. Cito esta por exemplo: “O que os moços virão a ser depende, muito provavelmente, daquilo que são no momento; ainda assim, parece que se esquecem disso com muita facilidade”.

No capítulo seguinte, ele expõe alguns perigos que eles enfrentam: temor pela opinião dos outros, falta de reflexão e ponderação, amor aos prazeres, etc.

Na sequência o autor fornece alguns conselhos gerais. Destaco alguns: “Procure conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo”, “Nunca tenha como amigo íntimo alguém que não seja amigo de Deus”, etc.

Antes de concluir, Ryle escreve 5 regras específicas pelas quais ele mostra, entre outras coisas, como lidar com o pecado na prática e o uso dos “meios da graça”.

O livro termina com encorajamentos finais, nos quais o leitor verá alguns benefícios de seguir essa “Palavra Aos Moços”.

Você pode adquiri-lo no site da Editora Fiel.

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que ele tinha sido escrito a mais de 100 anos. :O
    Parece ser muito bom mesmo. (:

    ResponderExcluir
  2. mto bom nick! lembro-me bem como foi importante estudarmos esse livro juntos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...