29 de ago. de 2012

Sincero mas errado – D. M. Lloyd Jones

Na escola costumamos aprender que a história é dividida entre eras, e entre elas há a “era das trevas” e a “era do iluminismo”. Não é um conceito muito correto, porque na “era das trevas” houve desenvolvimento científico, embora que em menor escala, assim como no “iluminismo” houve repressão ao conhecimento teológico. Mas o que se ensina é que, a era do iluminismo é a era do conhecimento, a era do racional. Se tinha sentido cientifico, era cultivado, se não, não tinha valor.

Eu acho que essa tal era já passou, os homens se entediaram do racional. Também não quer dizer que se apegaram à fé, às coisas do alto, pelo contrário, estão muito longe disso. Em 1951, D. M. Lloyd Jones já escrevia sobre um novo estilo de vida.

É a “era do ego”, da liberdade de expressar suas vontades, sem que haja quem diga que está errado. É muito comum ouvir alguém que fez algo que saiu errado se justificar, dizendo: “mas eu fiz com tanta boa vontade!”. Dizer que ele não deveria fazer aquilo, é o mesmo que depreciar seu ego, e isso não é bom para a sociedade moderna.  Antes se aceita a “boa intenção” como algo bom, para o bem-estar da alma.

Sendo a alma o centro das vontades do homem Lloyd-Jones afirma:

“Mas o que é o homem? Uma mera coletânea de impulsos e instintos? Não! É uma alma imortal, dotada do poder de ordenar e controlar esses impulsos e instintos, colocando-os ao seu serviço e uso, ao invés de ser escravo deles.“ (ano, página)

Os desejos da alma, não justificam as ações erradas do corpo. Tem muita gente se guiando pelo próprio coração, mal sabem a tragédia que isso vai dar. A vida não é uma questão de ser sincero consigo mesmo.

Paulo afirma que o fato dos judeus não aceitarem a Cristo, não foi por pura maldade: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo de Deus, mas não com entendimento. “ (Rm 10:2). Por isso rejeitaram a Cristo. Não devemos viver assim, baseado naquilo que nosso próprio ego julga certo, devemos ter entendimento.

Recomendo a leitura desse livro para confrontar essas questões, e chegar a um acordo bíblico.

Adquira aqui: Loja Erdos; Loja FIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...