19 de jul. de 2013

Triunfo da Fé: Lidando com o problema do mal – Heber Campos Jr.


Aqueles que são participantes das conferências da editora Fiel têm um carinho especial pelo Pr. Heber Campos Jr., por causa das suas pregações que sempre nos encorajam na vida espiritual. Foi uma surpresa agradável saber que ele estaria se lançando agora nesse mundo da literatura cristã.

O que posso adiantar dessa leitura em nível de satisfação é que ele é tão bom escrevendo quanto pregando.

Mas vamos ao conteúdo do livro.

O livro é baseado numa série de sermões que ele pregou em sua igreja (Igreja Presbiteriana Aliança em Limeira), todas no livro de Habacuque. Aqueles que conhecem o Pr. Heber sabem que ele é pregador expositivo, e o livro seguiu esse estilo, apesar de ter um tema principal: “Lidando com o problema do mal”.

Não é um estudo doutrinário exegético sobre o mal. Heber traz a tona todos os questionamentos do coração de Habacuque e nos faz enxergar a nós mesmos como questionadores nos momentos de crise.

Você deve conhecer a história do livro de Habacuque. Sabe que Habacuque não era um homem sem fé. Ele apenas queria respostas aos nós que a história, orquestrada pelo Deus soberano, causaram em sua mente. Por exemplo: Se o povo Dele vivia sobre o pecado e a violência, porque Ele não mandou um avivalista, como aconteceu nos tempos do rei Josias? Deus responde que disciplinará seu povo através da terrível Babilônia. Habacuque entende, mas na sua réplica, questiona:

Ok Senhor, é justo disciplinar esse povo mal, mas... “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” Hc 1:13

É um nó tremendo. Não quero adiantar essas respostas, mas instigá-lo a ler este ótimo livro.

Só acrescento aqui mais um ponto que Heber trata acerca do mal e que tem sido uma moda de “igreja” nos últimos tempos: O endeusamento do Diabo. Não entenda mal, não é de satanismo que falo, mas sim de tratar o Diabo como um grande e forte inimigo, que tenta frustrar os planos de Deus a todo o tempo. Com todo esse poder, Satanás é quase um deus na mente de muita gente, embora que não se admite isso. Essa ideia existe para tentar justificar Deus sobre o mal que acontece no mundo. Este livro te dará uma melhor compreensão acerca da soberania de Deus, seus planos não são frustrados por ninguém, e claro, ele não precisa de ninguém para justificá-lo.

Acho que já expus motivos suficientes para você adquirir este livro. Boa leitura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...