7 de jan. de 2014

Dobradinha de leitura: Mulheres Sábias/ Homens Sábios

Olá, queridos leitores…

Estivemos meio sumidinhos por aqui, é verdade, mas sempre articulando boas recomendações de leitura para vocês, é claro! Afinal, não gostamos de indicar qualquer coisa, rsrsrs… Pensando nisso, e aproveitando o embalo do ano novo, fizemos uma experiência e gostaríamos de trazer o desafio para vocês.

Não sabemos se vocês já experimentaram a arte de ler junto com alguém. É uma tarefa prazerosa porque você pode travar uma troca de saberes não só com o autor da obra, mas também com alguém que esteja perto de você… err… não tão perto assim, vai. A gente também pode trocar saberes com alguém que esteja beeeeeeeeeem longe da gente, geograficamente falando! Tá bom, não tão longe assim, rsrsrs!

E foi assim que eu (Anninha Barros) descobri que o livro que eu estava lendo (Mulheres sábias) tem a versão masculina (Homens sábios) e, então, desafiei o meu Boss amigo Celso a ler a versão masculina e que nós dois contássemos as nossas impressões aqui pra vocês.

Bom, como o Celso é um cavalheiro, as damas primeiro, né?

MULHERES SÁBIAS - LYDIA BROWNBACK

Baseado no livro de provérbios, o livro traz ensinamentos grandiosos para nós, mulheres. É interessante notar que o livro de Provérbios é dirigido (primeiramente) aos rapazes. Salomão, em toda sua sabedoria, procura instruir os jovens no proceder diário, a fim de que alcancem a sabedoria, também. Mas a maioria (para não ser possessiva e dizer todos) destes conselhos também podem ser aplicados às mulheres.

Como falar, como proceder em conflitos, como administrar as finanças, como fazer bom uso do tempo, como se portar nas vestimentas, que valores considerar, como se relacionar com o esposo, com os filhos, com os agregados familiares (sogra, sogro, cunhados…). Pasmem, não é preciso livros de auto-ajuda ou recheados de filosofias humanistas para sabermos o modo correto de agir e viver… tudo está expressamente claro nas Sagradas Escrituras, afinal, sabemos que ela é a nossa regra de fé e prática.

E neste livro da Lydia Brownback, eu tenho certeza que vocês compreenderão de forma bastante clara e sucinta tais verdades bíblicas que são pérolas para um viver feliz, na terra.

Façam bom uso da leitura e recomendem a tantas mulheres que cruzarem no seu caminho. Agora vamos às considerações do boss, digo… do Celso.

Adquira o livro aqui: Loja da Editora Fiel

HOMENS SÁBIOS – JOHN CROTTS

“Todos nós temos a mesma imagem de um homem sábio em nossas mentes, não é mesmo? Ele é bastante velho, calvo, tem a pele encarquilhada e uma barba branca bem longa. Por alguma razão, ele é baixo e atarracado. Ele veste um tipo de manto ou túnica e, algumas vezes, carrega um livro extraordinariamente grande. Se assenta sob uma enorme e frondosa árvore no topo de uma montanha.” Página 13.

Essa é uma verdade incutida nas nossas mentes. Homem sábio é este estereótipo descrito por Crotts, e à medida que pensamos que ele é isto, ninguém estabelece como meta ser este homem. Pelo menos não na nossa sociedade ocidental.

Por outro lado, há quem pense que alguém que acumulou muito conhecimento, é uma pessoa sábia. E há muitos gênios da ciência em nossa geração que não são necessariamente, sábios. Aliás, gênios ateus, são os mais distantes da sabedoria. A Bíblia o chama de tolo ou insensato que é o antônimo de sábio: Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe!". Sl 53:1 NVI

Num primeiro momento, Crotss gasta algumas linhas para construir uma visão correta de sabedoria, seu princípio, sua finalidade. Perceberemos que ela não é para os gurus que moram nos montes, e nem para os gênios dos laboratórios. A sabedoria é para o homem simples, para o dia-a-dia. Para aquele que tem filhos, para aquele que é filho.

Se você é pai, faça uma leitura conjunta com seu filho. As lições deste livro enriqueceram a relação da família, e certamente ecoaram nas relações do seu filho nos demais papeis sociais que ele exerce: estudante, funcionário, amizades, etc.


Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...