12 de dez. de 2014

Celebração da Disciplina - Richard Foster

Tenho lido muitos livros de Teologia Sistemática, por conta do meu curso teológico. Sei da importância deles, mas desde quando fundamos o Blog, temos selecionado mais livros que trazem um desafio de mudança espiritual, livros que de algum modo nos transformaram, e cremos ter o mesmo poder para com os leitores.

Apesar dos muitos livros sistemáticos, um professor sugeriu essa preciosidade de Richard Foster. Não sei como dizer a você, de forma que te persuada a não partir dessa vida sem ler. Bem... vou tentar expondo um pouco do que é o livro.

Foster entende que a espiritualidade tem como base 13 disciplinas divididas em três grupos: Disciplinas interiores, Disciplinas exteriores e Disciplinas associadas.

Disciplinas como Meditação, Jejum, Solitude, Confissão, tem conceitos completamente errados no meio cristão, e por isso os crentes, ou não praticam, ou praticam equivocadamente, trazendo grandes prejuízos à espiritualidade.

Tomo como exemplo a Meditação. Foster vê que o tema é completamente estranho aos crentes hoje, porque a prática ficou “patenteada” às religiões orientais. Há vários exemplos bíblicos de meditação:
“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde...” Gn 24:63
“No meu leito, quando de ti me recordo, e em ti medito, durante a vigília da noite.” Sl 63.6.

A meditação está associada também à contemplação da natureza. Há muitos Salmos que o escritor parte de um elemento natural: o pôr do sol, a lua, os animais, a chuva. Depois da contemplação vem o louvor ao Deus criador.

Foster é bastante insistente em dizer que a disciplina não é um dogma, não é algo que pode ser mecanizado, você perceberá isso com mais clareza ao ler sobre o jejum, que alias, mudou completamente o meu conceito. E eu confesso que era da ala mais conservadora com relação ao jejum, ou seja, que não via muita a necessidade.

Há muito que poderia escrever aqui, mas deixarei apenas essa palhinha para você perceber a preciosidade da leitura.

Compre este livro na loja virtual da Editora Vida

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...