10 de nov. de 2010

A Mortificação do Pecado - John Owen

Quando o Celso me convidou para fazer parte desse blog, pensei ter sido um engano. “Celso, gosto de ler, mas não sou um leitor exemplar e muito menos um bom crítico ou escritor”, disse a ele. Ele respondeu: “Mas por que não escrever sobre o que gosta e estimular a si mesmo e a outros a lerem mais?”

Ele tinha razão. E esse é o meu objetivo. Espero, de alguma maneira, ajudar leitores irregulares como eu a lerem mais e melhor.

Qual o livro mais importante que li? Apesar de não entrar na categoria de um livro comum, a Bíblia, obviamente, me veio à mente. E não só na minha, mas na dos outros autores deste blog também, e, por isso, o primeiro texto é sobre ela. O segundo mais importante que li foi “O Peregrino”, mas este também já possuía uma recomendação aqui. Então aí vai uma recomendação do terceiro livro mais importante que já li.

Começo pelo autor: John Owen. Considerado por muitos o mais importante teólogo de língua inglesa. Colocam-no assim próximo a homens como Agostinho, Calvino e Lutero. Mas alguém poderia se perguntar: “Por que eu deveria ler um teólogo puritano que morreu há mais de 300 anos?

Vou responder com um trecho do livro:

“Suponhamos que alguém seja cristão verdadeiro, porém encontre dentro de si um pecado poderoso, que o faça cativo de sua lei pecaminosa, consuma-lhe o coração com angústia, confunda-lhes os pensamentos, enfraqueça a alma no tocante aos deveres da comunhão com Deus, perturbe-lhe a paz, quem sabe lhe macule a consciência e o exponha ao endurecimento mediante o engano do pecado. O que deve fazer esse indivíduo? Que procedimento adotar, e nele insistir, para a mortificação desse pecado, dessa concupiscência, perturbação ou corrupção?” (OWEN, John. A Mortificação do Pecado, Ed. Vida, p.16)

Quer saber a resposta? Então leia! Como você pode ver ele é, além de tudo, prático. Talvez por ser também um pastor. Quando li esse trecho pensei: “tenho que ler esse livro, tenho que divulgá-lo”. Foi o que fiz, comprei cópias para mim e para amigos que, assim como eu, estavam ansiosos por algo substancial, bíblico e prático que os ajudassem a não apenas lutar contra o pecado, mas a matá-lo! Não nos arrependemos! Recomendamos!

Agora o leitor deve ir com paciência, pois irá encontrar um estilo de escrita diferente, talvez não tão leve quanto a maioria dos escritos atuais. Mas pode ter certeza que ao se esforçar para escavar nessa mina, vai poder encontrar muitos diamantes.

Você pode comprá-lo pela Editora Vida . Existe também a versão da Editora PES que publicou juntamente com a obra sobre Tentação.

3 comentários:

  1. Quando comecei a lê-lo, pensei: mas que leitura complicada esse livro tem. Mas depois fui acostumando e entendendo as ideias do autor, de maneira que muitas lições podemos tirar dele.

    Vale muito a pena ter um livro desse na estante. Não deixe de adquirir o seu, querido leitor.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o jovem que não passa por situação como essa né?! Vou adquirir o quanto antes.

    ResponderExcluir
  3. Legal, vou comprar esse livro.
    Abraços, Marcelo.
    www.estaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...