29 de mar. de 2012

O brasileiro e o hábito de leitura - Pesquisa do Pró-Livro


Boa tarde, caríssimo leitor!

Não poderia te chamar de outra forma, tendo em vista a preciosidade que este título representa para o Brasil, um país que não lê.

Publicada hoje pelo instituto Pró-Livro, esta pesquisa nos mostra dados que não são tão surpreendentes, mas são sempre preocupantes, e nos alertam para o caminho que o Brasil está tomando. Hoje, um comentarista da rádio CBN disse uma coisa interessante. Pensava-se que o problema do brasileiro, de não ler, era a baixa renda. Vivemos tempos em que, a maioria dos brasileiros está passando da classe D para a C. É um reflexo claro da prosperidade financeira do povo. Mas isso não reflete em melhoras nos números da pesquisa, conforme veremos. Veja abaixo que comparado aos países, considerados desenvolvidos, estamos bem aquém: (Clique sobre os gráficos para visualizar em tamanho melhor)
Embora a pesquisa indique que 55% são leitores, foi considerado aqui se ele leu pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses:
As regiões do Sul estão com números superiores em relação à média de livros lidos:
Conforme a pesquisa anterior, a leitura continua sendo um dos hobbies de menor interesse dos brasileiros:
É interessante esse dado abaixo porque ele contradiz com o gráfico acima. O brasileiro tem como principal desculpa para não ler, a falta de tempo. Mas ele gasta a maior parte do seu tempo de lazer, assistindo televisão. Consideremos que os programas de televisões gastam em média uma hora, então é um entretenimento que se gasta muito tempo.
Por fim, faço um alerta em especial aos cristãos. Eu sinceramente esperava um dado favorável com relação a este grupo. Não há na pesquisa um relatório detalhado, mas no gráfico “Perfil dos leitores que declaram gostar de ler no seu tempo livre e fazer isso com freqüência”, que você pode ver na pesquisa completa, no link abaixo, aparece os espíritas. Onde estão os cristãos?

Se baseamos nossa fé num livro, e de fato temos zelo por isso, deveríamos ser um grupo a constar nesse gráfico.

Desafio os cristãos a superarem a média. Nossas ações podem influenciar um país. Não podemos fazer pouco caso desses números.

Esses são alguns dos gráficos que achei relevantes (sendo aqueles que não tem a marca do Instituto Pró-Livro, customizados por mim). A pesquisa completa, você pode encontrar no link abaixo:

2 comentários:

  1. A leitura é um hábito....tem que ser desenvolvido. Deve começar na infância. As crianças atualmente só querem saber de internet e games. Acho que a tendência será adultos que lerão pouco. Isto é muito triste. No caso dos cristãos...acho que dá para melhorar....podemos utilizar a EBD para incentivarmos a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ana Paula. Há outra parte na pesquisa completa que mostra gráficos de que pessoas leitoras observavam que os pais eram leitores. Isso serviu de incentivo. Ao passo que os que não viam seus pais lendo, não desenvolveram esse hábito.
    Certamente que o meio em que vivemos influencia. É interessante esse meio (EBD) ser um espaço de influência.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...