3 de abr. de 2013

Enriquezca su personalidad – Florence Littauer

Desenvolvi interesse pelo tema dos temperamentos humanos depois de tanto ouvir um amigo falar acerca deles. Para todo rasgo de sua personalidade ele vinha com a “desculpa” do “tenho o temperamento tal”. Isso me deu certo abusinho, mas aguçou minha curiosidade pela temática.
Informalmente, em uma tarde qualquer conversando sobre isso, uma amiga citou esse livro, e tal foi meu interesse em lê-lo que em 10 minutos eu já o havia comprado num site. Ele chegou a minha casa, muitas outras ocupações chegaram também e ele ficou adormecido lá na estante.
Em uma noite de insônia, resolvi pegar Enriquezca su personalidad para começar a ler, tal era meu desespero para ter sono. Rsrs! Eu imaginava que a dificuldade da leitura em outra língua me faria dormir mais rápido. Mas que nada! Eu me deleitava tanto logo nas primeiras páginas que tive de lutar para parar de ler e realmente tentar pegar no sono, pois eu precisava estar descansada para trabalhar no dia seguinte. :P
Simplesmente ma-ra-vi-lho-so! Desses livros que a gente tem saudade quando acaba. *-*
Eu não sabia antes de ler que ele é um livro cristão. Essa informação me deu mais prazer ainda na leitura. Florence Littauer é uma psicóloga cristã que trabalha como palestrante e conselheira (principalmente de casais) com seu esposo, Fred.
Fiquei apaixonada por sua forma de escrita (méritos para o tradutor para língua espanhola também) e sua didática impecável em tratar de um assunto delicado de uma forma tão leve e honesta. Ela não se constrange em explicar as debilidades de cada temperamento e é justa aos mostrar os pontos fortes de cada um deles. Fala de curiosidades, conta inúmeras histórias e acima de toda característica que possa ser predisposta a cada um de nós, ela defende que o Espírito Santo é quem molda nossa vida, portanto, podemos confiar nele para nos ajudar a dominarmos nosso temperamento.
O principal objetivo do livro é mostrar como podemos melhorar na prática nosso relacionamento com outras pessoas a partir do entendimento das características do temperamento delas e do nosso próprio. Podemos sim nos identificar e reconhecer as nossas debilidades e buscar minimizá-las em amor ao nosso próximo. Inclusive, na primeira parte do livro, é proposto um exercício em que, através das suas respostas, você descobre que temperamento ou combinação de temperamentos você (provavelmente) tem. Confesso que, inicialmente, me surpreendi com o meu resultado. Mas depois, fui lembrando da minha história e acabei concordando com Florece de que realmente devo fazer parte daquele grupo. 
Divirta-se com as hilárias histórias das esposas sanguíneas, admire aos melancólicos (e sinta um pouco de raiva deles também), se emocione com fatos fleumáticos e compreenda aos coléricos. Rsrsrs!
Dentre as muitas histórias reais narradas para ilustrar Enriquezca su personalidad, quase choro com o lindo relato de uma esposa sanguínea acerca de seu esposo fleumático e com o cuidado de um irmão melancólico para com sua irmã sanguínea. Muito interessante também é a atitude de uma amiga colérica para com suas amigas fleumáticas. E antes que eu não me contenha e solte milhares de spoilers, é melhor parar por aqui e terminar dizendo que recomendo essa leitura da capa à quarta capa! Sem dúvida, até agora, foi meu livro mais prazeroso do ano (e eu já li uma considerável quantia, viu?).
Ah! Não sei se o livro foi editado em português. O original é em inglês intitulado Personality Plus e tem tradução para o espanhol, que foi o que preferi ler. Eu comprei o meu na Estante Virtual.

Depois me conta o que achou, tá? Beijo!

2 comentários:

  1. Ahh! Essa capa é do livro que eu li (meio feiosa, né? Mas vi que já tem uma nova edição com uma capa mais bonitinha. ;)

    ResponderExcluir
  2. Então acho que vc deveria trocar a capa. Realmente... parece que foi feita por um estagiário hehe. Brincadeiras, queridos estagiários.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...