24 de nov. de 2010

A Arte Expositiva de João Calvino


João Calvino atuou como líder da Reforma Protestante, teólogo, professor, comentador das Escrituras, e fez muitas outras coisas. Entretanto, conforme argumenta o Dr. Steven J. Lawson, o reformador genebrino era, acima de tudo, um pregador. A principal ocupação de Calvino era aquela que foi ordenada ao ministro: proclamar a palavra de Deus para ensinar, repreender, exortar e corrigir, e foi a esta função que ele se dedicou durante seus vinte e cinco anos como pastor em Genebra, na Suíça.

Em A Arte Expositiva de João Calvino, o autor estuda o comprometimento, as práticas e as técnicas que tornaram Calvino um pregador tão eficiente. Steven habilmente nos presenteia com trinta e dois princípios que fizeram de Calvino o melhor pregador da Reforma Protestante.

Ninguém que lê este livro deixa de perceber o quanto somos devedores ao ‘Reformador de Genebra’. Lawson consultou as melhores fontes de informações da atualidade e extraiu os principais aspectos da pregação do reformador. Para reforçar seus argumentos, Steven oferece exemplos de sermões do próprio Calvino, comentários sobre seus escritos e citações dos estudiosos da Reforma.

A Arte Expositiva de João Calvino contém muitas riquezas bíblicas e teocêntricas, bem como sugestões práticas para pregadores iniciantes (como eu) e também aos mais experientes. Steven Lawson fornece um verdadeiro curso de homilética prática. No final, os pastores e pregadores da atualidade são convocados a seguirem o exemplo de Calvino quanto ao zelo na pregação da Palavra.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...